Desde o dia 19 de maio, adolescentes de 10 a 14 anos de idade podem tomar a vacina da dengue em unidades de saúde com maior índice de casos da doença na capital. Esta faixa etária foi selecionada porque apresenta maior risco de agravamento da doença, com maior número de hospitalizações.
Além disso, apesar do Governo Federal ter comprado todo o estoque de vacinas disponíveis no mercado nacional e internacional, a quantidade não é suficiente para cobrir toda a população do país.
Sendo assim, as doses estão sendo distribuídas para os locais onde existem mais casos da doença e foi definido um público alvo mais vulnerável para este início.
O Brasil é o primeiro país a disponibilizar a vacina da dengue gratuitamente, através do Sistema Público de Saúde.
Para ser eficaz, duas doses da vacina com intervalo de três meses precisam ser tomadas. Estima-se que o tempo de proteção do imunizante seja de até quatro anos e seis meses.
A vacina japonesa, chamada de Qdenga, é eficaz contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, demonstrando uma eficácia geral de cerca de 84,1%.
Os sintomas da dengue incluem febre alta, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, náuseas, vômito, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
Mesmo com a vacinação, os cuidados para frear a disseminação da doença não podem parar. Em Curitiba, a Prefeitura continua realizando mutirões contra o mosquito, de fiscalização e limpeza, principalmente nos bairros mais afetados.
A vacina protege contra a dengue, mas não contra outras doenças como zika e Chikungunya, transmitidas pelo mesmo mosquito.
Como medida de proteção individual, é importante o uso de repelentes, também de roupas que cubram a maior parte do corpo, colocar telas nas portas e janelas das casas e o uso de inseticidas.
Para que o combate à dengue seja realmente eficaz, é importantíssimo acabar com o mosquito. Então, a população precisa colaborar e fazer a sua parte, inspecionando seus quintais semanalmente, não deixando locais propícios à proliferação do mosquito, com água parada.
Entre as unidades que estão ofertando a vacina na região do Tatuquara, Campo de Santana e Caximba estão:
- Unidade de Saúde Caximba: Estrada Delegado Bruno de Almeida, 7881, Caximba – Horário: das 7:00 às 17:00.
- Unidade de Saúde Dom Bosco: rua Ângelo Tozim, 100, Campo de Santana – Horário: das 7:00 às 17:00.
- Unidade de Saúde Monteiro Lobato: rua Olívio José Rossetti, 538, Tatuquara – Horário das 7:00 às 19:00 .
- Unidade de Saúde Moradias da Ordem: rua Jovenilson Américo de Oliveira, 240, Tatuquara – Horário: das 7:00 às 17:00.
- Unidade de Saúde Pompéia: rua João Batista Bettega Júnior, 125, Tatuquara – Horário das 7:00 às 17:00.
- Unidade de Saúde Rio Bonito: rua Fanny Bertoldi, 170, Campo de Santana – Horário das 7:00 às 19:00.
- Unidades de Saúde do Tatuquara, Campo de Santana e Caximba tem vacina da Dengue para adolescentes de 10 a 14 anos
- Ação entre Amigos da Banda Musical do Caximba: rumo à Alemanha
- Mais famílias recebem suas casas novas na Caximba
- Inteligência Artificial versus Natural
- UPA Tatuquara completa 8 anos de funcionamento