Olá, amigos e amigas. O mês de outubro chega e com ele um feriado no dia 12 de outubro, em comemoração ao Dia da Padroeira, mas também é o Dia das Crianças. Nesta data que, sem dúvidas, é uma das mais esperadas pelos pequenos, é possível realizar diversas atividades para tornar este dia mais divertido, até quando não se tem muito dinheiro para gastar.
Quem não guarda uma lembrança boa de sua infância, quando ficava esperando o dia chegar para ganhar um presente, por mais baratinho que fosse, para comer algo especial ou sair para passear?
Junto do Natal e da Páscoa, o Dia das Crianças é uma data importante para o comércio, que espera melhorar suas vendas. Mas, pergunto: e para aqueles pais que não tem condições de comprar um presente?
Se tem uma coisa que aprendi em minha vida, e com meu filho, é que criança, quando tratada com amor e respeito, entende tudo o que explicamos com seriedade. Talvez alguns nunca tenham precisado explicar a seus filhos que não tinha condições de comprar isso ou aquilo, mas essa situação é bem mais comum do que se imagina.
Ter que explicar que o dinheiro do trabalho é usado para coisas muito importantes, como pagar a casa, a água, a luz, comprar alimentos e demais despesas normais do dia a dia, e que dessa vez não vai sobrar para a compra de um presente, não é fácil, mas muitas vezes é necessário.
A criança pode até ficar um pouco decepcionada, mas explicando direitinho, olhando olho no olho, com um abraço carinhoso, um “eu te amo”, com um colo aconchegante, pode ter certeza que seus filhos vão entender. É importante ter essa conversa antes da data, já como um aviso para que não tenha expectativa de surpresas que não virão.
Mas o dia das crianças precisa ser tão triste pela falta de um presente?
De jeito nenhum!
Existem opções que podem suprir a necessidade das crianças e que não custam nada.
Se tiver um presentinho junto, melhor, mas se não der, ainda assim pode ser um dia muito feliz.
Em primeiro lugar, tire o dia para ficar com seus filhos. Um almoço caprichado, mesmo que simples, com toda a família junta, já é um bom começo. Colocar as crianças para ajudar no preparo da refeição é uma boa pedida. Procure fazer uma comida especial com o que tem disponível em casa.
Outra alternativa é criar alguma atividade com elas. Pode ser um desenho para colorir; fazer fantoches de meias e restos de tecidos para brincar; fabricar junto com elas brinquedos com materiais recicláveis, como embalagens, caixas, tampas de garrafas e plásticos encontrados em sua residência…
Outra possibilidade para se fazer em casa é uma festa com música e muitas danças divertidas; brincar de fazer vídeos e assistir tudo no final; ver álbuns de fotografias da família juntos. Leia histórias infantis para elas, mesmo que sejam histórias que já conhecem; construa uma tenda, usando cadeiras, lençóis e mantas. Escolha um bom filme infantil e faça pipocas.
Com certeza seus filhos irão adorar jogar bola, brincar de esconde-esconde, jogos de tabuleiro, baralho, entre outras opções. O mais importante é brincar junto com eles, para que este momento de atenção e amor esteja para sempre presente em suas memórias familiares.
Também é possível levá-los à um parque ou praça perto de casa para brincadeiras ao ar livre, como um parquinho, espaço para correr, andar de bicicleta, skate, patinete, ou fazer uma caminhada de aventura em meio à natureza. Fazer um pique-nique com frutas, sucos e bolo também é bem divertido.
Mais uma ideia é visitar os avós e outros parentes para juntar todos os primos. As crianças juntas sempre se divertem muito com brincadeiras coletivas. Ensine as brincadeiras da sua infância para elas.
Você pode deixar este dia mais feliz, apenas fazendo algo diferente e passando bons momentos com seus filhos, independente das condições financeiras. Pode ter certeza que eles levarão essas lembranças para toda a vida, afinal, o melhor presente para o seu filho é estar com você.