Fazer a diferença está ao alcance de todos. O desejo de ajudar ao próximo e o sentimento que se pode fazer algo a mais pelos necessitados fazem com que grupos de pessoas se unam para aliviar a dor e a fome. Patrícia Borges Fagundes é uma destas pessoas.
Com a chegada da pandemia, nasceu o Projeto Boqueirão em Ação. Segundo ela, o objetivo é realizar ações através de doações em prol das famílias carentes do bairro. No início eram entregues marmitas aos sábados na frente da própria casa, na rua Bom Jesus do Iguape, conta Patrícia.
“No início só marmitas eram distribuídas, mas hoje conseguimos atender as 75 famílias cadastradas. Com roupas, calçados, brinquedos, material escolar, móveis, eletrodomésticos, enxovais e cestas básicas. Atualmente, a entrega de marmitas se estendeu para regiões carentes, como a Vila Pantanal e o Iguape, chegando a 100 por semana”, conta Patrícia.
Ela complementa: “tudo é feito através das doações que recebemos. Realizamos também ações em datas comemorativas como o Dia da Mulher, Dia das Mães, Páscoa, Dia das Crianças e Natal. Nossa intenção também é realzar campanhas de inverno para amenizar a situação dos moradores em situação de rua. Havia inclusive o Varal solidário: Quem precisa tira quem pode doar, deixa. Porém, percebemos que esta não era uma boa estratégia. Estava ocorrendo uns problemas, pois nosso público alvo não estava sendo assistido”, conta.
Em relação ao por que decidiu dedicar seu tempo a este grupo, ela diz: “Eu amo o que faço, não olho para as minhas condições. Eu me sinto muito feliz quando posso realizar o pedido de uma família, seja com roupa, móvel, tênis. Tenho muita gratidão a Deus por me dar esta oportunidade. Faço porque eu amo, teria mil motivos para reclamar da vida, porém, eu não consigo. A maioria das famílias que atendo são carrinheiros, famílias com muitas crianças e o dinheiro que recebem não conseguem suprir todas as necessidades. A minha vida é ajudar, é isso que sei fazer. Não é porque tenho dificuldades na vida que vou cruzar os braços. Vendo tanto descaso, tanta fome, gente passando frio, isso me deixa com o coração inquieto. Eu não consigo ficar em paz com isso. Nós tentamos fazer, não vou dizer que conseguimos sempre, mas a gente tenta”, conta Patrícia.
Agora a missão do projeto Boqueirão em Ação é arrecadar guloseimas para o dia das crianças: “queremos sair pelo bairro entregando, fazer uns kits. No Natal foram 518 e na páscoa 700 crianças assistidas”, finaliza.
Quem quiser colaborar com o projeto pode entrar em contato: 9 9690- 8200.