“Atenção, criançada! O circo chegou!”
Durante muitos anos o circo fez parte do imaginário popular. Era cultural, grandes nomes começaram no circo, tais como: Mazzaropi e Dedé Santana. Era só a lona começar a ser erguida que as crianças já ficavam na expectativa para que os pais as levassem. Dentre as apresentações, as que mais se destacavam eram os palhaços, malabaristas, mágicos, bichos (vamos ressaltar aqui que antigamente era permitido animais como leões, elefantes, macacos, hoje não mais).
Era especial… e os artistas circenses viviam rodando por diferentes lugares, chegavam a rodar o país inteiro. Atualmente não é mais tão comum esta arte. Não que não chame a atenção, mas conceitos mudaram, até porque não há mais tanto espaço para se instalar como havia antigamente. No entanto, ainda existem pessoas dispostas a fazer com que esta arte não se perca e continue ‘tirando’ sorrisos de todo uma plateia.
Para que esta tradição continue é que a região sediou entre os dias 22 a 26 de outubro o 1° Festival Nacional de Circo. O evento teve entrada gratuita, mas devido à pandemia do novo coronavírus, a capacidade foi limitada a 120 pessoas por espetáculo. Mesmo assim, superou as expectativas. Na programação, tradicionais famílias circenses curitibanas se apresentaram, como a Família Zanchettini e o Circo Cassaly.
Gehad Hajar, 38, fundador e diretor geral do Festival de Ópera do Paraná, foi um dos idealizadores do festival de circo: “No ano passado, a ex-vereadora Dona Lurdes (falecida em 2021) me chamou para uma reunião para ver se eu poderia fazer algo pelos circenses. Como eu já fazia festivais de ópera, sugeri um festival de circo, já que esta é a melhor forma de colocar em evidência para as principais companhias de circo do Brasil. Queremos que o povo volte a freqüentar o circo, daí através da Fundação Cultural de Curitiba fizemos o festival de circo, os ingressos se esgotaram em dois dias”, conta Gehad.
“O festival teve a intenção de uma junção do circo com a ópera; popular com o erudito; simples com rebuscado; contemporâneo com o antigo. A simplicidade do palhaço ainda faz o pessoal rumar para debaixo da lona”, comenta.
Gehad finaliza convidando para o festival de ópera que ocorrerá dos dias 29 de outubro a 14 de novembro, em Curitiba e Foz do Iguaçu, somando 14 eventos em 7 endereços, dentre eles no circo da cidade, que fica Rua Dr. Benedicto Siqueira Branco, S/N – Alto Boqueirão. A entrada é franca.
Demais informações: www.festivaldeopera.org
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2021/10/M3-capa-ed.-191.jpg)
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Garages-Refeições-ed.-191.jpg)
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2021/10/New-Info-191.jpg)