O ano de 2022 se inicia com boas notícias aos moradores dos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara. São projetos que irão sair do papel e beneficiar toda a comunidade, em áreas como infraestrutura, esporte e lazer, alimentação, moradia, entre outros.
Bairro Novo do Caximba

Sem dúvidas o bairro do Caximba ganhará uma das maiores obras a serem realizadas. Trata-se do projeto socioambiental que terá início neste ano e engloba a construção das primeiras 788 casas do Programa de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba. A ideia de todo o projeto é criar um verdadeiro bairro novo, aliando condições dignas de moradias para as pessoas que residem nesta área, que é tão carente, com obras de infraestrutura pautadas na urbanização sustentável e preservação do meio ambiente.
Ao todo serão construídas ao longo dos próximos anos 1.147 novas unidades habitacionais, além da implantação de um grande parque linear no encontro das bacias dos rios Barigui e Iguaçu, para a conservação da Área de Proteção Ambiental onde está instalada hoje a Vila 29 de Outubro, que ficará irreconhecível após as intervenções.
O local contará com toda a infraestrutura de transporte, lazer e a construção de um dique para contenção de cheias, a fim de evitar alagamentos que hoje são comuns na área e afetam centenas de pessoas que residem ali.
Escola Joana Raksa
Outra novidade é a reforma e ampliação da Escola Municipal Joana Raksa, localizada na rua Francisca Beralde Paolini, que hoje atende 820 estudantes em 29 turmas do Ensino Fundamental.
Ginásio Poliesportivo

Ao lado da Rua da Cidadania Tatuquara se erguerá a estrutura de um Complexo Poliesportivo, com quadra que poderá ser utilizada para a prática de futsal, basquete e vôlei. No local haverá sala dos professores, depósito para o material esportivo e vestiários. A estrutura será autossustentável na produção de energia limpa, com 242 painéis fotovoltaicos, com potência de 75kW, integrados a uma estrutura de 1.670 metros quadrados de área construída.
O projeto prevê uma passarela de concreto ligando um mezanino da quadra à estrutura na Rua da Cidadania, de onde os moradores poderão assistir aos jogos.
Novo parque para os curitibanos

O bairro Campo de Santana irá ganhar mais um parque onde era a antiga sede da associação de servidores da Cohab e da Guarda Municipal, na Estrada Delegado Bruno de Almeida.
O Parque Pinhal de Santana terá mais de 300 mil metros quadrados de área verde e bosque, e se tornará mais uma opção de lazer para as famílias da região. Terá pista de caminhada, quadra poliesportiva, parquinho com acessibilidade, churrasqueiras e colmeias do programa Jardins de Mel. Além disso, contará com um Módulo da Guarda Municipal e uma sede da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, com espaço para atividades físicas.
Asfalto no Saibro
O programa Asfalto no Saibro terá continuidade, levando pavimentação para várias ruas que ainda são de terra na região. As ruas contempladas estão sendo divulgadas aos poucos.
Restaurante Popular no Tatuquara

Outro projeto importantíssimo para a região é a construção do Restaurante Popular anexo à Rua da Cidadania Tatuquara. Estima-se que serão servidas cerca de 500 refeições diariamente à preços acessíveis.
O local contará com espaço de 580 m² de área construída em um terreno de 2.600m². O projeto conta com autossuficiência energética, áreas para o plantio de hortaliças e projetado para não gerar resíduos. Também terá um espaço para cursos de capacitação para a comunidade produzir pães, massas, entre outros produtos.
Pirâmide Solar

A área do antigo aterro sanitário da Caximba, que foi desativado em 2010, será utilizada para a geração de energia limpa. No local, será montada uma pirâmide solar, com a implantação de mais de dez mil painéis fotovoltaicos (solares), totalizando 4,55 Mwp, em um prazo de 12 meses. Essa produção anual de energia deve gerar em torno de 18.600 MWh, que poderá produzir cerca de 43% da energia utilizada pelos prédios municipais, gerando uma grande economia para a cidade.
O projeto já está em licitação e tem previsão de entrega ainda para este ano. Será operado em parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Copel, por meio de um Termo de Cooperação Técnica.

