Muitas vezes as pessoas cozinham de forma tão automática que nem percebem que poderiam economizar.
Por exemplo, se você tampar as panelas na hora de cozinhar, aproveita o calor que simplesmente se perde no ar caso a panela esteja aberta.
Outra dica é baixar o fogo depois que a água do alimento inicia fervura. A água ferve normalmente a 100º C, ao nível do mar e num recipiente aberto, não aumentando mais do que isso, pois começa a evaporar a partir daí.
Qualquer que seja o tempo que a água demore para ferver nessas condições, a temperatura continuará a mesma. Se você mantiver alta a chama de gás, depois que a água já estiver fervendo, estará apenas desperdiçando gás.
Quando se baixa o fogo, a água se mantém na temperatura de fervura e o que estiver dentro da água levará o mesmo tempo para cozinhar. O excesso de calor produzirá apenas a evaporação mais rápida da água.
Alguns alimentos podem ser cozidos na panela de pressão, isso permite que o tempo de cozimento diminua e se economize cerca de 70% de gás.
Aumentando a pressão do vapor e do líquido dentro da panela de pressão, a temperatura de ebulição aumenta, fazendo com que a água ferva a uma temperatura muito maior, a cerca de 120ºC.
Carne, batata, feijão ou qualquer outro alimento cozinham muito mais depressa. Use a quantidade de água adequada ao cozimento do alimento.
Não o deixe na fervura mais tempo do que o necessário.
Use panelas de tamanho adequado para a quantidade de alimento que você vai cozinhar. Quanto maior for o tamanho da panela, maior será o tempo necessário para o seu aquecimento e, conseqüentemente, do alimento.
Utilize o queimador do fogão com tamanho adequado ao recipiente. Para panelas grandes, utilize o queimador maior; para pequenas e médias, utilize os queimadores menores.
Quando estiver utilizando o fogão, evite a incidência de forte corrente de ar sobre ele. Dessa maneira, você consumirá menos gás e evitará o risco de apagamento dos queimadores.
Alimentos duros ou muito consistentes devem ser colocados de molho previamente. Assim, cozinham mais rápido.
As chamas de gás devem apresentar coloração azulada. A presença de tonalidades amarelas, que sujam o fundo da panela, é sinal de que os queimadores estão sujos ou desregulados e, nestas condições, consomem mais gás.
Mantenha-os sempre limpos, lavando-os sempre em fervura de água e detergente.
Evite o transbordamento de líquidos sobre os queimadores, pois, além de ficarem entupidos, eles poderão se apagar, criando uma situação de risco.
Ao retirar a panela do fogão, apague o fogo imediatamente.
Evite abrir com freqüência a porta do forno quando ele estiver funcionando.
Procure usar o forno para assar várias coisas ao mesmo tempo, otimizando seu uso. Diminua a chama quando o forno chegar à temperatura desejada. O forno gasta o equivalente a dois ou três queimadores comuns.
Procure programar o horário de refeição dos seus familiares, de modo a evitar o reaquecimento dos alimentos.
Após o cozimento, enrole as panelas em jornal ou coloque-as no forno, para manter os alimentos quentes por mais tempo.
Gostou dessas dicas? Comenta aqui em baixo se você já fazia algumas dessas dicas em casa, ou se só ficou sabendo agora!
- Prefeito Eduardo Pimentel concede primeiras entrevistas à imprensa nacional
- Você conhece alguma instituição em atividade na região que precisa de divulgação?
- Regionais Boqueirão e Pinheirinho no caminho de relevantes avanços
- Prefeito Eduardo Pimentel define administrações regionais
- Novo prefeito, novos vereadores: boa hora para acompanhar tudo de perto