Benfeitorias serão realizadas em etapas, em ambos os lados da rua e assegurando o bom funcionamento da via para pedestres e o trânsito
Obras de revitalização e acessibilidade de calçadas estão sendo realizadas na rua Primeiro de Maio, no Xaxim.
A princípio, duas quadras estão passando pela transformação, que contempla rebaixamento de meio fio, estruturas cicloviárias, acessibilidade, sinalização e calçadas mais amplas, que vão assegurar mais conforto na movimentação dos pedestres pela região.
A obra será dividida em etapas e nos dois lados da rua, porém, será executada primeiramente em um dos lados da via, deixando o outro liberado aos pedestres e cedendo espaço para que o trânsito possa fluir sem muitos problemas.
Ao final de cada etapa construída, um novo pedaço irá se iniciar, e assim será feito por todo o trecho, que se estenderá entre as Ruas Augusto Dallegrave Figueiredo e a BR-116 (Linha Verde).
As intervenções fazem parte do projeto Caminhar Melhor, de requalificação e expansão de calçadas e ciclovias da Prefeitura de Curitiba, e integra o Programa de Mobilidade Urbana idealizado pelo prefeito Rafael Greca, para a gestão 2021/2024.
Segundo ele, as adequações vão privilegiar a acessibilidade e facilitar o acesso ao comércio e aos serviços na região central da cidade e nos centros de bairro.
A ideia também é promover a mobilidade e qualidade de vida às pessoas.
“Com as obras de requalificação e implantação de calçadas, as vias de diferentes bairros terão melhores condições de uso, tornando-se atrativas para as caminhadas, para os passeios e, consequentemente, ajudarão a fomentar o comércio local e o convívio entre moradores e comerciantes”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário Municipal de Obras Públicas.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. As ruas alcançadas pelo projeto são centros comerciais e de grande circulação de pessoas. O projeto Caminhar Melhor está sendo realizado em diversas ruas da cidade, destinando cerca de R$ 40 milhões de investimentos em melhorias e novas estruturas cicloviárias e de calçadas.
Além das melhorias em calçadas, para estimular a mobilidade ativa, Curitiba também tem investido na qualificação e ampliação da estrutura voltada a quem se locomove de bicicleta.
A meta é alcançar, até o ano de 2025, um total de 408 quilômetros de estruturas voltadas para ciclistas. Nas implantações estão previstos tipos diversos de estruturas cicloviárias, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclofaixas sobre a calçada, vias compartilhadas, ciclorrotas e passeios compartilhados.
Os recursos são do Finisa, o Programa de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento da Caixa Econômica Federal.
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol