Desde o dia 17 de março o país está enfrentando a pandemia de COVID-19. Desde então, os setores relacionados à Segurança Alimentar Nutricional têm debatido formas para atender à população no isolamento social.
Projetos Sociais foram realizados pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, para que toda a população tenha acesso ao alimento adequado e saudável.
Feira Livre online
Uma ação que tem como objetivo evitar aglomerações, aproximando os feirantes de Curitiba de sua freguesia de forma virtual, é o site Feiras Livres, lançado pela Prefeitura no começo do mês.
O site https://feiraslivres.curitiba.pr.gov.br/ reúne as “bancas virtuais”, nas quais a população encontra hortifrutigranjeiros, carnes, pescados, frios, cereais e outros produtos comercializados, além dos contatos dos feirantes, como telefone, redes sociais e outras plataformas próprias de vendas. No momento da venda, feirante e cliente negociam diretamente por WhatsApp.
Garantia de Segurança Alimentar aos estudantes da Rede Municipal
Desde o dia 7 de abril a Prefeitura de Curitiba disponibilizou um crédito de R$ 70 para famílias com crianças em situação de vulnerabilidade, matriculadas nas escolas e CMEIs da Regional do Pinheirinho, que atende os bairros Capão Raso, Fanny, Lindóia, Novo Mundo e Pinheirinho.
A medida vale para as famílias cadastradas no Bolsa Família e é uma forma de garantir a Segurança Alimentar Nutricional e compensar a falta da merenda escolar por causa da suspensão das aulas em decorrência da pandemia da C-19. O crédito deve ser trocado por alimentos nos Armazéns da Família.
Outra ação foi a entrega de kits de alimentação (cestas) para alunos e alunas da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.
Foram disponibilizados 5.916 kits para as famílias de estudantes cadastradas no programa social Bolsa Família e que tiveram suas aulas suspensas em razão do estado de emergência em saúde pública.