As consultas públicas do Fala Curitiba terminaram no final de julho e tiveram pouca participação dos moradores da região
As áreas eleitas como prioritárias pelos moradores da regional Tatuquara no Fala Curitiba 2020 foram asfalto, segurança, iluminação pública e galerias de águas pluviais (para escoamento da água da chuva).
As sugestões, que aconteceram on-line devido ao coronavírus, servem como parâmetro para a Prefeitura de Curitiba compor o orçamento da cidade para 2021. Entenda cada uma delas.
Pavimentação
Para quem vive nas várias vilas dos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba não é novidade que a pavimentação seja uma das reivindicações mais fortes.
As ruas de saibro continuam trazendo transtornos aos seus moradores.
Com a falta de chuvas a poeira é mais do que um incômodo, causando problemas de saúde, principalmente respiratórios.
A lama nos dias de chuva, os buracos e a desvalorização dos terrenos são outros inconvenientes.
A Prefeitura vem realizando várias obras de pavimentação na área da regional, mas levando em consideração a quantidade de ruas que precisam destas melhorias, ainda falta muito para que toda a população possa ser atendida.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Obras Públicas, as ruas que foram apontadas pelos participantes do Fala Curitiba passarão por uma análise técnica para verificar a viabilidade de recuperação ou implementação do pavimento.
O tema mais pedido em quase todas as regionais da capital é o asfalto.
Segurança: Módulos e Viaturas para a Guarda Municipal
Outra reivindicação unânime para a população é o reforço da segurança nos bairros.
Assaltos constantes à residências, comércios, pontos de ônibus, dentro do transporte coletivo e até “arrastões” assustam a população, que se vê refém de um problema que parece sem solução.
Desta forma, a implantação de módulos policiais da Guarda Municipal e aumento da quantidade de viaturas (carros e motos) estão dentro das cinco prioridades escolhidas pela população.
Iluminação Pública
A Prefeitura vem há tempos mudando o sistema de iluminação pública na capital.
A troca das lâmpadas antigas pelas mais econômicas e eficientes de LED também consistem em uma prioridade.
Com uma iluminação eficiente, os bairros ficam mais seguros à noite, principalmente para aqueles que voltam do trabalho nos meses de inverno, quando escurece mais cedo, e para os estudantes do período noturno das escolas da região.
Galerias de águas pluviais
Como existem várias ruas que não possuem asfalto, nelas também não tem galerias para escoamento da água.
Quando chove muito, é possível presenciar um grande volume de água correndo pelas laterais das ruas, sem um local para escoamento, causando erosão e buracos.
Por isso, é necessário desenvolver um projeto para implantação dessas galerias, assunto escolhido para estar entre as cinco prioridades para o ano que vem.
Como funciona o Fala Curitiba
O Fala Curitiba é uma série de consultas públicas realizadas pela Prefeitura de Curitiba a fim de definir as prioridades de cada bairro da cidade.
Estas consultas definem os temas mais importantes a serem trabalhados no ano seguinte na opinião da população.
Acontecem anualmente e contam com reuniões presenciais e participação pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br.
Devido a pandemia de Covid-19 este ano foram feitas somente via on-line.
Participação no Tatuquara
Houve um aumento de 67% no número de participantes do Fala Curitiba em toda a cidade desde o dia 9 de março.
Mas a quantidade de moradores dos bairros Campo de Santana, Tatuquara e Caximba que opinaram foi pequena, 992 pessoas.
Elas ajudaram a definir as prioridades dos bairros onde residem 81.959 habitantes, segundo último levantamento do IBGE realizado no ano de 2010.
A Regional com maior participação popular foi a do Boqueirão, com 4.854 sugestões. Veja a ordem de participação dos moradores por regionais:
- 1º Regional Boqueirão (4.854)
- 2º Regional Boa Vista (4.163)
- 3º Regional Matriz (3.352)
- 4º Regional Portão (2.930)
- 5º Regional Santa Felicidade (2.482)
- 6º Regional Cajuru (2.403)
- 7º Regional Pinheirinho (1.678)
- 8º Regional Bairro Novo (1.224)
- 9º Regional Tatuquara (992)
- 10º Regional CIC (991).
Informações gerais
Ao todo, foram recebidas 47.498 sugestões dos 11.245 cidadãos que participaram do Fala Curitiba neste ano. Agora os dados seguirão para a análise dos 38 vereadores na Câmara Municipal de Curitiba, a fim de se determinar e compor o orçamento da cidade para o ano de 2021.