Segundo dados de 2017, um em cada quatro brasileiros adultos sofre de hipertensão.
Diante disso, é necessário conhecer um pouco mais sobre essa doença que afeta tanto os brasileiros.
A hipertensão arterial, ou pressão alta, é a elevação da pressão que o sangue faz ao circular nas artérias do corpo.
A pressão é considerada alta quando os valores da pressão arterial máxima (sistólica) e mínima (diastólica) são iguais ou ultrapassam 140/90 mmHg, medida conhecida como “quatorze por nove”.
É importante observar sintomas como dor de cabeça, tonturas, dores no peito, dor cervical, zumbido no ouvido e sangramento nasal.
De acordo com a nutricionista Thainá Feliciano de Souza, para a prevenção da hipertensão arterial é recomendado manter o peso adequado, reduzir o consumo de sal e alimentos industrializados, praticar atividades físicas regularmente, cessar o tabagismo, moderar o consumo de bebidas alcoólicas e evitar o estresse.
Thainá explica que uma forma de vida saudável, com a adoção de um bom padrão alimentar, são fatores que contribuem para controlar a hipertensão.
“A redução do consumo de sódio está associada à melhora da pressão arterial, assim como à redução e manutenção de um peso adequado. É importante ressaltar que o tratamento com medicamentos é imprescindível, mas a mudança do estilo de vida e a estimulação da prática de atividade física e hábitos de vida saudável também são indispensáveis no tratamento”.
Veja alguns alimentos que podem agir no controle da pressão arterial:
- Oleaginosas (castanha-do-Pará, pistache, nozes) – Possuem arginina, que aumenta a produção de óxido nítrico, uma substância que atua na dilatação dos vasos sanguíneos.
- Frutas Vermelhas – Possuem flavonoides, que relaxam os vasos sanguíneos, baixando a pressão.
- Alho e cebola – Têm compostos sulfurosos, substâncias que auxiliam na dilatação dos vasos sanguíneos e ajudam a reduzir tanto a pressão diastólica quanto a sistólica, conforme algumas evidências clínicas.
- Amaranto, quinoa, soja e outras sementes – São ricas em magnésio, que ajuda na redução da pressão arterial.
- Banana e amaranto – Possuem boas quantidades de potássio. Muitas pesquisas indicam que uma alimentação rica em potássio pode melhorar a pressão arterial. Acredita-se que a ingestão de doses elevadas dessa substância seja tão importante quanto a ingestão moderada de sódio nos casos de hipertensão.