No verão a população deve estar alerta para o risco de aumento de casos de dengue. O calor e as chuvas propiciam o ambiente ideal para os mosquitos se reproduzirem. Tanto para quem vai ficar na cidade nas férias, quanto para quem pretende viajar, os cuidados devem ser redobrados.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que todos usem repelente com frequência. O repelente deve ser passado por último na pele, em cima do protetor solar. Sempre verifique o prazo de reaplicação do produto na embalagem.
O uso de telas nas janelas e portas das casas também é um recurso importante para manter o mosquito longe.
Além disso, eliminar os focos de proliferação do Aedes aegypti é fundamental, lembrando que ele é o transmissor não só da dengue, mas também do zika vírus e Chikungunya.
Pelo menos uma vez por semana é importante vistoriar a casa, principalmente o quintal, para verificar se não existe algum recipiente juntando água parada, pois é ali que a fêmea do mosquito coloca seus ovos. O ciclo entre a fase de ovo, larva e mosquito adulto é de cerca de sete dias, por isso a importância de fazer esta vistoria semanalmente. Além disso, os ovos podem permanecer “adormecidos” por cerca de um ano, eclodindo quando as condições climáticas o favorecerem, com calor e umidade.
Em 2024 Curitiba teve pela primeira vez mais casos de dengue com transmissão na própria cidade do que casos importados de outros municípios.
Ao todo foram 17,7 mil casos da doença, onde 12,7 mil foram autóctones (transmitidos na própria cidade) e 5 mil importados (de pessoas que viajaram e voltaram contaminadas).
Quem vai viajar, também deve se preocupar em não deixar nenhum recipiente com água parada na residência.
Abaixo, veja onde procurar possíveis criadouros segundo a Secretaria Municipal de Saúde:
- As lixeiras devem estar tampadas e protegidas das chuvas. Lembre-se de fechar bem o saco plástico.
- Baldes, bacias, potes, pneus e garrafas devem ser guardados em locais protegidos da chuva. Se não forem mais usados, devem ser descartados para serem recolhidos pela coleta de recicláveis.
- As caixas d’água devem ser bem tampadas, certificando-se que não há frestas para a entrada do mosquito.
- Os vasos de plantas devem estar livres de pratinhos para reter a água da rega, principalmente na área externa. Dentro de casa, os pratinhos devem ser preenchidos com areia, para evitar o acúmulo de água.
- Lave os potinhos de seu pet com esponja e sabão ao menos duas vezes por semana e mantenha em local coberto. Também é preciso lavar o bebedouro de passarinhos, que geralmente é deixado em árvores no quintal.
- Piscinas precisam ter a água tratada e as bordas lavadas com esponja e sabão ou com produtos próprios para esse fim, inclusive as de plástico, que muitas vezes são esquecidas no fundo do quintal.
- Tonéis, cisternas, bombonas, caixas d’água ou qualquer reservatório ao nível do solo precisam ser tampados ou vedados com tela fina de proteção. Sempre que possível, devem ser lavados com esponja e sabão.
- Os brinquedos das crianças devem ser guardados em locais secos e protegidos da chuva. É comum um brinquedo esquecido no quintal acumular água. Também é necessário lavá-los com esponja e sabão para eliminar possíveis ovos depositados nas bordas.
- Restos de construção, telhas, entre outros materiais inservíveis também precisam estar protegidos da água da chuva ou descartados adequadamente.
- Atenção aos recipientes dentro de casa. Em algumas geladeiras, a bandeja de degelo, que fica na parte de trás, perto do motor, é um verdadeiro paraíso para os mosquitos: escondido, com calor e água. É preciso verificar semanalmente se acumula água e lavar com esponja e sabão.
- Os aparelhos de ar condicionado, refrigerador portátil e ventiladores que têm recipientes com água também precisam de atenção e limpeza periódica.
- Banheiros sem uso e ralos podem ser criadouros em potencial. No período de férias, tampe os ralos e coloque água sanitária nos vasos para evitar que o mosquito entre e deposite seus ovos.
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol