A Escola Municipal Professora Joana Raksa concluiu a ampliação de 580 m², adicionando quatro novas salas, banheiros e refeitório. A unidade atenderá mais estudantes, incluindo os filhos das famílias reassentadas no Caximba.
As obras de ampliação da Escola Municipal Professora Joana Raksa, localizada no bairro Caximba, estão concluídas e a partir do ano que vem, a mesma já poderá atender mais estudantes.
Foram construídas quatro salas de aula, quatro banheiros (dois com vestiários), um novo refeitório, um depósito, cisterna para incêndio e uma área para a prática de capoeira.
Além disso, foram implantadas calçadas em paver (blocos de concreto). Ao todo, foram 580 m² de área construída.
Estrutura Completa para Atender Novas Famílias
Juntando-se a isso, a escola continua contando com as 14 salas de aula antigas, laboratório, biblioteca e quadra poliesportiva coberta para os alunos. A ampliação foi necessária para que a unidade educacional pudesse atender também os filhos das famílias reassentadas do Bairro Novo do Caximba.
Além de oferecer turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, na escola também funciona a EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Tendo sido fundada no ano de 2004, hoje a unidade atende 850 estudantes.
Localizada na rua Francisca Beralde Paolini, a escola está à cerca de um quilômetro da divisa com o município de Araucária. É a escola mais distante do Centro de Curitiba, entre todas as 185 existentes na rede municipal.
Financiamento e Mão de Obra Local
Assim como o Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba, as obras de reforma e ampliação da escola são financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) (link externo sugerido), com contrapartida da Prefeitura e projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
A obra contou com a contratação de mão de obra local, inclusive com a participação de familiares de alunos que estudam na escola. O próximo passo será dado pela Secretaria Municipal de Educação, que irá equipar e preparar os novos ambientes para receber os alunos em 2026.
- Verão Curitiba 2026 leva lazer gratuito ao Pinhal de Santana, Náutico e Lago Azul para moradores da região sul
- Trincheiras da Estação Vila São Pedro começam a ser construídas em fevereiro
- Lei cria Semana de Prevenção de Desastres e institui Dia dos Agentes da Defesa Civil no Paraná
- Bloqueio total de rua no Xaxim marca etapa final de obras de macrodrenagem
- Defensoria Pública do Paraná lança aplicativo para atendimento jurídico online



























