Saiba como acompanhar o que faz os atuais e os futuros ocupantes da Câmara Municipal. Neste ano tem eleição
É possível que você já tenha constatado figuras em aquecimento para as eleições municipais deste ano.
Em outras palavras: em pré-campanha.
Isso costuma ser mais evidente entre postulantes ao Poder Legislativo – no caso, à Câmara Municipal.
Em Curitiba, são 38 vagas de vereadores, a serem disputadas por centenas, ou mesmo milhares de candidatos dos mais variados perfis, partidos políticos, históricos de vida e propostas.
Pois quando uma ou mais dessas pessoas chegarem para pedir seu voto, é importante que elas estejam cientes de que você tem consciência de como saber se esse voto será honrado.
Com as ferramentas de internet cada vez mais ao alcance de um número maior de pessoas, é possível acompanhar de perto – mesmo estando longe – o trabalho dos vereadores da nossa cidade.
O portal da Câmara Municipal de Curitiba, por exemplo (www.cmc.pr.gov.br), oferece uma série de funcionalidades e serviços para se inteirar do que está discutido, apresentado como projeto, votado, aprovado ou rejeito pelos vereadores.
Os principais acontecimentos da Câmara Municipal são divulgados por uma seção jornalística – uma verdadeira agência de notícias, atualizada diariamente.
Ali os fatos são apresentados em linguagem acessível, por meio de relatos, entrevistas, fotografias que ilustram as sessões, as audiências.
Se não for possível você ir até o plenário – sim, como “Casa do Povo”, as sessões podem ser assistidas de perto pelos cidadãos -, por meio da agência de notícias da Câmara Municipal tem-se um panorama do que nossos representantes estão fazendo ou deixando de fazer.
Há transmissão em tempo real pelo canal no Youtube da Câmara (na página inicial do site está o link).
Essas são maneiras para acompanhar os trabalhos de um modo geral. Mas você pode, e tem todo o direito, de verificar a atuação individual dos vereadores.
Para isso, o site da Câmara Municipal traz a relação de todos os 38 vereadores, com meios de contato com o gabinete deles (telefone, e-mail).
Não é preciso intermediação de ninguém, nem nenhuma formalidade especial: na condição de eleitor e cidadão, é só entrar em contato, com cortesia, e ao mesmo tempo fazendo valer seu direito.
E como hoje todo mundo tem perfil em rede social, não poderia ser diferente com os vereadores.
Então você pode fazer esse contato procurando nas redes sociais que você usa o nome do seu vereador ou vereadora que certamente vai encontrar.
Ainda pelo site é possível conferir um por um os projetos de leis e requerimentos apresentados, bem como a quantas anda a tramitação.
Na edição anterior deste jornal, expusemos o que cabe e o que não cabe a um vereador fazer.
Resumimos aqui, para que a nossa tarefa de acompanhar o trabalho de nossos representantes esteja de acordo com suas responsabilidades.
Aos vereadores cabem elaborar leis, ou apreciar e votar leis que sejam propostas pela Prefeitura. É a função de “legislar”.
Os temas desses projetos de lei devem ser relacionados a questões de âmbito do município de Curitiba: transporte municipal, limpeza urbana, postos de saúde e UPAs, creches e escolas de educação infantil e ensino fundamental, urbanização, meio ambiente local, entre outras.
Outra função primordial é fiscalizar a Prefeitura, para que execute (por isso se chama Poder Executivo) os serviços direito.