Olá, amigos e amigas. Trabalhar como jornalista em um Jornal de Bairro tem suas vantagens e desvantagens. Aqui, somos os donos da bola, ou seja, escolhemos esta região para sermos o meio de comunicação oficial.
Precisamos ter a mesma responsabilidade que um grande jornal tem, mesmo que nossa atuação seja limitada à um pedaço desta cidade, que tanto amamos.
Nosso salário não é o do William Bonner, e ainda acumulamos funções, pois somos redatores, editores, fotógrafos, diagramadores, vendedores, designers e até fazemos a própria distribuição do nosso jornal. Tudo isso para garantir a qualidade, do começo ao fim do processo.
É desgastante, confesso, mas também tem suas recompensas.
Como muitos de vocês já sabem, o Jornal Caderno do Bairro são dois jornais. O primeiro foi fundado há quase 19 anos no bairro do Xaxim, atuando também no Pinheirinho e Boqueirão.
O segundo veio três anos depois, para atender a comunidade dos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara, já há 15 anos.
Com tanto tempo convivendo com os problemas, com as demandas de obras, apontando o que tem de errado e também dando boas notícias, trazendo novidades e até criando iniciativas que realmente mudam a vida da comunidade, não há nada mais recompensador do que acompanhar o desenvolvimento destes bairros que tanto amamos.
O mês de março foi especial por dois motivos.
Realizamos a primeira reunião para a reativação do Conselho de Segurança do Xaxim, entidade importante para o bairro e que estava inativa. Já estamos correndo com a documentação e a eleição já está com data marcada.
O segundo motivo que tornou este março de 2023 um mês importante, foi a inauguração da Pirâmide Solar do Caximba.
Para quem acompanhou todas as lutas da comunidade local para o fechamento do aterro sanitário, em 2010, que gerava sofrimento e muitos transtornos para os moradores, ver hoje que este grande passivo ambiental adquire um novo propósito, que visa o futuro e o bem estar da sociedade humana como um todo, é uma sensação muito boa.
Lembro-me muito bem de chegar ao Caximba para trabalhar e sentir o cheiro desagradável que contaminava todo o bairro.
Observar a vida de centenas de pessoas, a maioria descendentes de imigrantes italianos, morando e trabalhando sem auto-estima, envergonhando-se de dizer o nome do bairro em que viviam, afinal, sempre escutavam a mesma resposta: “Ah, sim. O bairro do lixão…”.
É, minha gente…
Toda a beleza da paisagem do Caximba, bairro afastado que ainda tem fazendas e grandes áreas verdes, ovelhas, olarias, areais e onde se pode passear como se estivesse em uma cidade pequena, todo o ar bucólico, era engolido pelo cheiro e pelo estigma do lixo.
Tivemos o prazer de acompanhar o fechamento do aterro e a devolução da dignidade deste bairro, que aos poucos vai se refazendo. A Pirâmide Solar representa um pouco disso. Deste recomeço.
E o Bairro Novo do Caximba, grande obra socioambiental que já está saindo do papel, em uma região que parecia “abandonada”, também gera esperança e otimismo em relação ao futuro, tanto da nossa cidade, que completou 330 anos, como para as crianças do Caximba.
Continuamos aqui noticiando essas e outras boas notícias, se Deus quiser!
Parabéns, Curitiba, e uma ótima leitura a todos!
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2023/04/doublenet-170.jpg)
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2023/04/super-pastel-170.jpg)
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2022/01/M3-Contabil-193.jpg)
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2022/03/garages-refeicoes-196-1.jpg)