O sistema digestivo tem uma função fundamental no organismo.
É formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e reto, mas envolve outros órgãos.
E o bom funcionamento de todos esses órgãos envolvidos é fundamental e é necessário mantê-los saudáveis.
Assim, um bom padrão alimentar garante um bom funcionamento do sistema digestivo, em todas as suas etapas.
Pensando que os nutrientes são o “combustível” do nosso organismo sabe-se a importância vital do correto funcionamento de todo o trato gastrointestinal para manutenção da nossa saúde.
A nutricionista Gisele Farias explica que a digestão tem início na boca e o cuidado com a saúde digestiva começa já na mastigação.
“A ineficiência nesse processo predispõe a problemas de má digestão, pois a etapa inicial da digestão não foi concluída, prejudicando a sequência do processo”, alerta.
Ela aconselha que os alimentos sejam bem mastigados.
“Além de otimizar o processo de digestão, o momento da refeição será mais prazeroso”, completa.
A qualidade da alimentação é outro fator determinante.
“A ingestão de grande volume alimentar em uma única refeição e o consumo alimentar frequente de doces, frituras, café, refrigerantes e bebidas alcoólicas facilita o retorno do conteúdo ácido ao esôfago, desencadeando os sintomas de azia e refluxo”, diz.
Além disso, a ingestão destes alimentos favorecem a ocorrência de uma inflamação aguda ou crônica na mucosa do estômago, conhecida como gastrite.
No intestino, a má alimentação altera a barreira de proteção contra toxinas, favorecendo o aparecimento de lesões. Para concluir, fica a dica:
“É importante consumir alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais e cereais integrais e, sempre que possível, fazer refeições pequenas e equilibradas durante o dia”, diz Gisele.
Ela também ressalta que é aconselhável evitar frituras, café, refrigerantes, bebidas alcóolicas e alimentos ultraprocessados.