Na primeira etapa serão construídas 752 casas populares
As obras na região que vai abrigar o Bairro Novo do Caximba começaram no dia 03 de outubro, uma segunda-feira.
O primeiro passo está sendo a limpeza do terreno, com a retirada da camada vegetal e isolamento com tapumes.
Depois, provavelmente em janeiro de 2023, a empresa ganhadora do edital de execução, Sial Engenharia, inicia as intervenções na parte de infraestrutura, com implantação de redes de água e esgoto.
Em seguida, poderão focar na construção das 752 unidades habitacionais que fazem parte desta primeira etapa do projeto.
Outra ação necessária é a transferência da horta comunitária após a colheita para outro terreno, onde continuará a atender a comunidade.
O acesso utilizado por parte dos moradores foi bloqueado, por questões de segurança. A área foi cercada e o trânsito impedido no local.
A Cohab também realizou um cadastro com as pessoas interessadas em participar trabalhando nas obras, com ou sem experiência na área de construção. Até o momento, 500 pessoas demonstraram interesse e estão sendo entrevistadas pela construtora.
As pessoas que não têm experiência ou formação na área de construção, receberão capacitação gratuita.
O Prefeito Rafael Greca disse que “É uma alegria imensa ver a obra se materializar, concretizando o sonho de um novo bairro, com dignidade para os moradores e respeito ao meio ambiente. É Curitiba dando o exemplo de como lidar com as adversidades, transformando a vida dos que mais precisam”.
Ao todo, serão 1.147 famílias reassentadas. Além disso, haverá regularização fundiária para moradores da Vila 29 de outubro, que será reurbanizada e terá acesso a serviços públicos.
Também será construído um parque linear, obras de infraestrutura de água e esgoto, iluminação pública e novos equipamentos de saúde, educação e assistência social.
- Novos ônibus são entregues pela Prefeitura no Tatuquara
- Aniversário Regional Tatuquara: 9 anos de funcionamento
- Banda do Caximba mais uma vez Campeã: Agora precisa de ajuda!
- Ligeirinho Tatuquara / Centro com parada na Estação-tubo Xaxim
- Rodovia ligando Araucária à Curitiba passará pelo Campo de Santana