Por que você deve aprender a calculá-lo antes de comprar ou vender um imóvel?
O primeiro ponto a ser observado na negociação imobiliária é o valor da propriedade, para tanto, conhecer o valor do metro quadrado é essencial tanto para quem compra, quanto para quem vende imóveis.
Para quem não trabalha neste ramo, é normal que surjam inúmeras dúvidas. Por isso, essa coluna explicará em linhas gerais como calculá-lo.
O preço por metro quadrado é usado para compor os cálculos de imóveis, sendo indispensável para definição exata do valor da negociação, considerando diversos fatores, além do tamanho da propriedade. Importante verificar que este valor varia de acordo com região e metragem, além do estado de conservação, acabamentos, entre outros, por isso, propriedades do mesmo tamanho podem ter valores distintos.
Não podemos nos esquecer de que este termo não é sinônimo de Custo Unitário Básico de Construção (CUB), esse termo se refere aos custos com materiais, mão de obra e equipamentos utilizados em relação à área construída. Este cálculo é efetuado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de cada região. É adequado para quem adquire um terreno e pretende construir um imóvel na localidade adquirida. Entender a aplicação desse critério pode auxiliar nas pesquisas de modo a determinar os melhores valores na hora de vender uma propriedade.
O mesmo vale para a busca pelo imóvel ideal, considerando a faixa de preço que se encaixa em seu planejamento financeiro. O cálculo do metro quadrado é feito por profissionais, baseado em levantamento de dados sobre os imóveis de cada região e características específicas aplicadas a eles.
Este trabalho é realizado pelo fato de haverem diversas variáveis, além do conhecimento sobre o mercado imobiliário. Casas e apartamentos, por exemplo, contam com diferenças em relação ao valor do metro quadrado devido à estrutura ofertada. Terrenos também têm cálculos específicos, já que ainda não há uma construção. Porém, vale conhecer alguns dos critérios que podem influenciar no preço por metro quadrado, veja só:
- espaços de lazer;
- infraestrutura da região;
- número de cômodos e dormitórios;
- localização (cidade, bairro e pontos próximos);
- estrutura do imóvel (idade, acabamentos, estado de conservação e diferenciais).
Porém, lembre-se de que esse não é o único fator que deve ser considerado na negociação do imóvel. É preciso garantir que a propriedade esteja regularizada para que não surjam impedimentos ou problemas no futuro. Ainda, o contrato precisa ser bem elaborado para conter todos os direitos e obrigações das partes.
Não se esqueça de considerar outros fatores em conjunto para decisões mais acertadas, evitando, assim, maiores transtornos para realização do sonho da casa própria.

