O tema central do encontro será Conflitos: gestão, mediação e conciliação
A primeira reunião pública do Conselho Comunitário de Segurança do Xaxim em 2024 será realizada no dia 27 de fevereiro, na sede do Instituto Solidário
Dados da Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil do Xaxim revelam índices preocupantes de violência doméstica e contra a mulher.
Motivado por estes números, o Conseg busca mobilizar a comunidade para uma reflexão sobre o tema e para encontrar mecanismos e formas de combatê-lo, que pode começar a ser resolvida em casa, com esclarecimentos e apontando para ferramentas e mecanismos de como resolver e administrar conflitos.
O tema certamente é extensivo a qualquer situação de conflito que envolve cada um de nós. Existem maneiras de lidar com o assunto.
A ideia é que a discussão sobre os conflitos familiares seja conduzida de forma proativa, buscando prevenir a escalada da violência.
O Conseg acredita que a prevenção começa em casa, com a promoção de uma cultura de diálogo e respeito.

Palestra e debate
A reunião pública terá a apresentação do tema com o especialista Leandro Ribeiro, Técnico do Judiciário, que atua no CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania em Curitiba.
Nossa meta é, a partir desta abordagem introdutória, desenvolver outras temáticas e, se possível, programas de formação e treinamento relacionados.
- A natureza dos conflitos: Como surgem, como se desenvolvem e como podem ser prevenidos.
- A importância da prevenção: O papel da família, da escola e da comunidade na construção de uma cultura de paz.
- Mecanismos de resolução de conflitos: Mediação, conciliação e outros métodos para lidar com os conflitos de forma pacífica e construtiva.
Texto: Celio Raul Meier
Presidente do Conseg Xaxim
- Implantação da Nova Linha de Ônibus faz ligação Hauer/C. Raso
- Trincheiras no Xaxim: Uma Nova Era para o Trânsito na Região
- Estação-Tubo da Vila São Pedro volta a funcionar
- Dona Zenaide: Moradora da Vila São Pedro completa 100 anos de vida e memórias
- Rede de Proteção Animal vacina 80 pets no Tatuquara