No início de julho, foram entregues as primeiras 60 casas do Bairro Novo da Caximba, em Curitiba.
As unidades fazem parte do Projeto de Gestão de Risco Climático, que visa realocar 1.147 famílias em novas habitações, além de fazer a regularização fundiária com entrega de documentos para outras 546 famílias que residem em áreas seguras do bairro.
O projeto, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) com contrapartida da Prefeitura de Curitiba, integra a maior intervenção socioambiental recente da cidade.
Foram construídos sobrados com uma unidade habitacional em cima e outra em baixo, cada uma possuindo aproximadamente 50 m2, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, acesso individual à rua e um pedaço pequeno de terreno.
As casas contarão com tecnologias sustentáveis, como reaproveitamento de água da chuva e energia solar a partir de placas fotovoltaicas no telhado, diminuindo os gastos com contas de água e luz para essas famílias.
As casas foram construídas em uma área mais distante do leito do rio, onde não haverá risco de enchentes.
As famílias contempladas pelo projeto são da Vila 29 de Outubro, uma ocupação irregular, que há mais de 12 anos formou-se dentro da Área de Proteção Permanente do Rio Barigui e da Área de Proteção Ambiental do rio Iguaçu, sendo um local com grande risco de alagamentos.
As transformações no bairro incluem a construção de um parque linear e um corredor verde para absorção de cheias, além de um dique de 2,5 metros de altura ao longo de 3 quilômetros, que servirá como contenção contra alagamentos.
Para que isso se torne possível, uma faixa de 200 metros a partir do leito do rio foi totalmente desocupada e as mais de mil famílias estarão sendo realocadas para as novas casas. Ao todo, 1.693 famílias serão beneficiadas pelo projeto.
As mudanças para os novos lares começaram a partir de 9 de julho, sempre acompanhadas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).
O projeto Bairro Novo da Caximba também contará com obras de urbanização, como pavimentação de ruas, drenagem, água, esgoto, paisagismo e iluminação pública.
No evento simbólico de entrega das chaves, que aconteceu no dia 03 de julho, houve a apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Professora Joana Raksa, da Banda Lyra e da Família Folhas.
Estiveram presentes no evento para abençoar as novas moradias o padre Emmanuel Portela Cardoso, da Arquidiocese de Curitiba, o padre José Carlos Gois, Pároco da Paróquia Sant’Ana, e o pastor Paulo Cesar, da Igreja do Evangelho Quadrangular.
No evento, o prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel plantaram a primeira muda de pitangueira, para formar um corredor de pitangueiras na Rua Francisco Pereira Netto, onde as primeiras casas do Bairro Novo da Caximba foram entregues.
- Ponte danificada pela chuva no Xaxim já está sendo reconstruída
- Novo itinerário da Linha Érico Veríssimo/Pantanal beneficia moradores
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Pavimentação concluída em mais ruas da região
- Time do Tatuquara campeão do Brasileirão Kids de escolas de futebol