No último sábado (29), o Grupo Geração Solidária realizou a primeira roda de conversa para adolescentes deste ano, no Colégio Beatriz Faria Ansay, no bairro Tatuquara.
O encontro começou às 14 horas e reuniu 37 jovens com idades entre 12 e 17 anos.

A iniciativa proporcionou orientação, apoio e informações determinantes para enfrentar os desafios da adolescência.
A roda de conversa contou com a colaboração da psicóloga Rosa, estagiários da Unicesumar, da fonoaudióloga Evelyn Breine e a consultora de beleza Juliana, da Mary Kay, que também organizou atividades como limpeza de pele e maquiagem gratuitas.
Além disso, foi servido um delicioso lanche para os participantes, com o oferecimento de um pequeno buffet de sorvetes.
O encontro faz parte de uma série de eventos programados ao longo do ano que abordarão assuntos relevantes para a juventude.
A proposta do Geração Solidária é oferecer um espaço seguro onde os adolescentes possam se expressar, tirar dúvidas e construir conhecimentos que os ajudem a tomar decisões.
Tem o objetivo de discutir temas importantes para os adolescentes, como saúde, prevenção de riscos, autoestima e escolhas profissionais.
O Tatuquara apresenta um dos maiores índices de gravidez na adolescência e drogadição de Curitiba, dados que reforçam a importância do trabalho preventivo realizado pelo grupo.
A roda é um espaço para orientar os jovens, fortalecendo-os para dizer “não” a situações de risco, como o uso de drogas ou exploração sexual.
“Não adianta querer ajudar quando o pior já aconteceu. O nosso trabalho é ajudar, passando orientações para os nossos adolescentes para que eles saibam dizer não quando alguém vir oferecer drogas ou quererem chamar para prostituição, por exemplo”, aponta Denise Semmer, diretora do Grupo Geração Solidária.
As rodas de conversa tem o apoio de uma psicóloga fixa que fica no grupo durante todo o ano, estagiários de psicologia, uma fonoaudióloga, profissionais de várias outras áreas, como o doutor Rudinei, que sempre passa orientação para os adolescentes.
Ainda tem a colaboração do curso de enfermagem do CEAP e profissionais da área de RH (Recursos Humanos), para ensinar os adolescentes a fazerem um currículo, como se portar em uma entrevista de emprego e demais orientações a fim de prepará-los melhor para o mercado de trabalho.
Ao longo de 2025, novas rodas de conversa serão realizadas, abordando temas essenciais para a juventude e proporcionando um espaço seguro para troca de experiências e formação.
Além disso, haverá encontros voltados para as mães, reforçando a conexão entre pais, filhos e a comunidade.
As rodas de conversa promovem um trabalho preventivo e educativo essencial, ajudando os adolescentes da região do Tatuquara a construir um futuro melhor por meio de orientações práticas e ações de conscientização.
O Grupo Geração Solidária agradece a direção do Colégio Beatriz Faria Ansay pela oportunidade.
Se você tem entre 12 e 17 anos, não perca a oportunidade de participar das rodas de conversa no Colégio Beatriz Faria Ansay.
A próxima terá o tema importantíssimo sobre bullying e violência escolar.
Mesmo que você não estude na escola, as atividades são abertas a todos os jovens da comunidade, só é necessário confirmar a presença pelo telefone: (41) 99833-7436.
Pais, incentivem seus filhos a comparecem!

- Trincheiras no Xaxim: Uma Nova Era para o Trânsito na Região
- Estação-Tubo da Vila São Pedro volta a funcionar
- Dona Zenaide: Moradora da Vila São Pedro completa 100 anos de vida e memórias
- Rede de Proteção Animal vacina 80 pets no Tatuquara
- Roda de Conversa para Adolescentes no Tatuquara marca início de ações em 2025