É importante a colaboração da comunidade para Curitiba e o Brasil ficarem livres de doenças; há imunizantes nos postos para adultos também
A Prefeitura de Curitiba implanta em maio campanha de vacinação nas escolas e centros municipais de educação infantil. Em abril, teve início campanha semelhante na rede estadual de ensino.
A medida faz parte de estratégia nacional, coordenada pelo governo federal, com o objetivo de imunizar 30 milhões de estudantes em todo o Brasil.
Para o sucesso da campanha, ou seja, para que de fato a gente proteja crianças e adolescentes, é importante a adesão da comunidade. Há uma ameaça a essa adesão: as mentiras e notícias falsas (fake news) que se espalham por grupos de whatsapp ou telegram, ou são difundidas em vídeos no instagram, no tiktok e no youtube.
Não convém aqui detalhar essas mentiras, de tão absurdas que são.
O importante é reforçar o alerta: vamos nos vacinar contra essas fake news e vamos nos vacinar contra as doenças. Se não fossem a ciência e as vacinas, não teríamos superado a pandemia de covid-19.
Estaríamos a ver nossas crianças acometidas por poliomelite, meningite, tuberculose, entre tantas outras doenças. Preferimos transcrever o testemunho do médico Dráuzio Varella, sobre a campanha de vacinação nas escolas:
“Leve o seu filho ou sua filha para tomar vacina. Confie nas vacinas distribuídas no Programa Nacional de Imunização, que é considerado o mais importante do mundo. Não caia nas fake news! Tenho mais de 50 anos de medicina, e vi a revolução que as vacinas provocaram, as doenças que as vacinas evitaram. Se você cai nessas fake news, quem vai pagar é seu filho ou sua filha, eventualmente com a vida.”
Dráuzio Varella
A Prefeitura de Curitiba informa que, além da estratégia de vacinação nas escolas, há oferta de vacinas em 109 unidades de saúde.
Nessas unidades, há vacinas para adultos e idosos também. Aliás, está em andamento a campanha de vacinação contra a gripe, lançada em abril.
- Pix Farma Tatuquara: Sua Saúde em Boas Mãos, com Economia de Verdade
- Vacinação nas escolas, uma medida para proteger a saúde das nossas crianças
- Lixo no Xaxim: um problema de consciência, não de coleta
- Unidade Básica de Saúde Xaxim: Infiltrações preocupam
- Curitiba é contemplada com 20 novas ambulâncias para renovação de frota do SAMU