Com o intuito de prevenir o aumento de casos de dengue na capital, a Prefeitura Municipal de Curitiba está realizando dois mutirões de combate ao mosquito por semana.
Com o calor e as chuvas, o verão é a estação preferida do inseto, que se reproduz rapidamente, o que pode gerar um novo surto de dengue. Por isso, ações de prevenção são tão necessárias. A perspectiva é que mais de 100 mutirões aconteçam durante o ano.
O primeiro mutirão foi realizado no bairro Sítio Cercado no dia 15 de janeiro e foi acompanhado de perto pelo Prefeito Eduardo Pimentel, que lançou oficialmente a campanha de mutirões de 2026. Na ocasião, o prefeito convidou as pessoas a participarem e trabalharem junto com as equipes da prefeitura pelo bem de todos.
“Essa batalha contra o mosquito da dengue nós só vamos vencer se lutarmos em conjunto. A prefeitura lidera, orienta, mas a população precisa vir com força para nos ajudar na limpeza das suas casas, dos seus terrenos. E nós estamos repetindo uma ação que deu certo no ano passado, quando reduzimos o número de casos em mais de 90%, comparado a 2024”, disse o prefeito Eduardo Pimentel na abertura da campanha.
Ele ainda explicou que será feito um trabalho permanente de limpeza na cidade, com o reforço de mais uma equipe em todas as regionais. Além disso, o prefeito também alertou que os proprietários de terrenos ou imóveis vazios mantenham os ambientes limpos, sem acúmulo de lixo ou materiais que possam se tornar criadouros do mosquito.
A fiscalização está a encargo da Secretaria de Urbanismo e caso o dono do local não faça a devida limpeza, a Prefeitura fará a mesma e mandará a conta do serviço para o proprietário.
“Não é justo numa quadra, por exemplo, onde todo mundo se cuida, ter um criatório através de um terreno baldio. Se acontecer isso na sua rua, no seu bairro, denuncie pelo 156, através da Guarda Municipal, ou administração regional perto da sua casa para que a prefeitura faça essa atuação que é necessária. E quando você receber na porta da sua casa um profissional da Prefeitura de Curitiba, bem identificado, receba, abra as portas para que ele te oriente”, reforçou o prefeito.
Por mais que os casos de dengue tenham diminuído no último ano, não se pode relaxar com os cuidados, pois os ovos do mosquito permanecem por até 450 dias vivos, só aguardando o calor e a água para poderem se desenvolver. Então, os ovos do Aedes aegypti podem estar ainda no quintal, só aguardando o momento certo para os novos mosquitos nascerem, trazendo consigo a doença.
Como funcionam os mutirões?
As equipes de saúde da Prefeitura batem de casa em casa para orientar a população quanto aos cuidados com a dengue, enquanto as equipes do meio ambiente recolhem o lixo e material descartado.
Dengue mata: saiba como prevenir
O principal foco de prevenção à dengue são os locais com água parada, onde os mosquitos colocam seus ovos. Sem estes locais, o Aedes não consegue se reproduzir. Então, siga estas orientações e ajude a combater o mosquito e acabar com a dengue.
- Faça vistorias em seu quintal toda semana, eliminando qualquer tipo de entulho ou lixo que possa acumular água parada.
- Vire garrafas de cabeça para baixo, coloque areia nos pratos de vasos de plantas e mantenha lixeiras, caixas d’água, poços e cisternas sempre tampados para impedir a entrada de mosquitos.
- Procure manter as calhas limpas, lave bebedouros de animais com bucha e sabão, retire água de bandejas de ar-condicionado ou geladeiras.
- Não descarte lixo em terrenos baldios. A cidade conta com um excelente programa de coleta de lixo orgânico e reciclável, assim como recolhimento de entulhos, restos de construção e móveis velhos. Para solicitar a coleta, ligue no 156.
- Use repelentes no corpo, calças e camisas de manga comprida. Com o intuito de reforçar a prevenção, os Armazéns da Família da cidade tem repelentes à preços promocionais por R$ 6,99. Coloque telas em portas e janelas.
- Também é possível se prevenir com a vacina, disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade gratuitamente nas Unidades de Saúde. Esta faixa etária é priorizada por contar com mais casos graves e hospitalizações.
Caso sinta algum dos sintomas, como febre alta de início abrupto, acima de 38,5 °C, dor de cabeça intensa ou atrás dos olhos, dores musculares ou articulares fortes, mal-estar, náuseas e manchas vermelhas na pele, procure imediatamente atendimento médico.
- As armadilhas da inteligência artificial sofisticada e conteúdos falsos bem feitos
- Cursinho social de Curitiba ajuda jovens a conquistar vaga na universidade
- Região da Vila São Pedro terá trânsito alterado com início das obras das trincheiras na Linha Verde em fevereiro
- Prefeitura passa a realizar dois mutirões contra a dengue por semana em 2026
- Carnaval 2026: Garibaldis e Sacis levam alegria ao Tatuquara

















