A higienização das mãos é conhecida mundialmente como o jeito mais simples de prevenir algumas doenças.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), lavar as mãos diminui em 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção no estômago, conjuntivite e dor de garganta.
Tornar isso um hábito é tão importante que a OMS estabeleceu o dia 05 de maio como data para conscientização da prática em todo o mundo.
Cuidar da higienização das mãos no momento da alimentação é imprescindível.
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no Brasil, anualmente, é registrada uma média de 13 mil doentes por doenças transmitidas por contaminação via alimentos.
De acordo com o vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionista da 8ª Região, Alexsandro Wosniaki (CRN-8 3823), a maior fonte de contaminação do alimento é o manipulador, ou seja, a pessoa que prepara, distribui e repõe o buffet.
E alguns cuidados básicos como lavar as mãos após usar o banheiro poderiam evitar contaminação por vírus e bactérias.
Veja algumas dicas que ele separou para saber se o local da refeição pode ser limpo:
- A presença de um Nutricionista no estabelecimento é um indicador de boa qualidade;
- Outro ponto importante para se observar são as áreas de uso comum, o banheiro, por exemplo, pode ser um bom indicador das condições de higiene geral do local, faça uma visita antes de se servir;
- Observe o uniforme dos funcionários, se estiverem sem uniforme ou sujos, isso reflete a falta de cuidado do estabelecimento;
- Se os funcionários estiverem com unhas compridas e, pior, pintadas com esmalte escuro, há uma grande possibilidade de ser uma fonte de contaminação; Fique de olho.