O canteiro central da rua Odir Gomes da Rocha, no bairro Tatuquara, foi transformado em uma ciclovia exclusiva para bicicletas.
O trecho que tem 1,34 quilômetro se estende da esquina com a Rua Presidente João Goulart e vai até o Parque Linear do Barigui (cruzamento com a Rua Paulina Kavinski Pontarolla).
Os pedestres já tem os locais próprios para caminhar, que são as calçadas dos dois lados da rua, enquanto que os ciclistas agora irão circular somente na nova ciclovia.
Desta forma, o trânsito fica mais organizado e os riscos de atropelamentos e demais acidentes será diminuído.
Juntamente com a demarcação vermelha na ciclovia, foram implantadas placas de circulação exclusiva de bicicletas. Além disso, todos os cruzamentos com as ruas terão marcação no chão sinalizando que são cruzamentos rodocicloviários (tapetes vermelhos), com placas e sinalização de advertência aos veículos sobre a proximidade de ciclistas.
A pintura no pavimento (sinalização horizontal) indica o sentido de circulação da bicicleta e onde o ciclista precisa parar para a travessia do pedestre.
A entrega desta ciclovia faz parte das comemorações do aniversário da cidade e integra uma grande rede cicloviária que vem sendo implantada na Regional Tatuquara, ligando pontos importantes dos três bairros da Regional.
O Plano de Estrutura Cicloviária está sendo elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e implantado pela Setran.
Em 2021 as ruas Lucas Carvalho e Iracema Gonsalves Carvalho, no bairro Campo de Santana, também receberam ciclofaixas rentes ao canteiro central e se ligam às ciclovias já existentes na rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho, beirando o Parque Yberê.
Conta aqui pra gente qual é a forma que você usa para se locomover no bairro:
- A pé
- De bicicleta
- De ônibus
- De Carro
- Outros
- Rede de Proteção Animal vacina 80 pets no Tatuquara
- Roda de Conversa para Adolescentes no Tatuquara marca início de ações em 2025
- Nova quadra de grama sintética inaugurada no Tatuquara

