Está chegando a hora de definir quem será o novo (a) prefeito ou prefeita da cidade de Curitiba. No dia 27 de outubro, espera-se que cerca de um milhão de pessoas compareçam às urnas para tomarem essa importante decisão na capital.
O panorama do primeiro turno aponta que na região sul, a grande maioria dos eleitores votaram no candidato apoiado pelo atual prefeito Rafael Greca.
Já a outra candidata tem maior apoio da população norte e central da cidade, conforme informações divulgadas no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
A preferência de votos na nossa região não é de se admirar, tendo em vista a grande quantidade de obras realizadas no período em que o candidato foi vice-prefeito da capital.
Não dá para negar que houve um olhar atento para os bairros da periferia nos últimos anos, entre eles os bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara.
A seguir, faremos uma reflexão sobre o que foi feito nos últimos anos.
A retomada das obras do viaduto do Pompéia, que estavam paralisadas há tempos; Diversas ruas de saibro que foram asfaltadas, acabando com os problemas de poeira e lama que sempre causaram sofrimento para os moradores; o projeto Caminhar Melhor, que levou calçadas e ciclovias de qualidade para os moradores e comerciantes; a inauguração de dois novos parques na região, o Pinhal de Santana e o Parque Rio Bonito do Tatuquara.
Na área do transporte coletivo, a construção do Terminal Tatuquara, prometido em gestões anteriores, mas que só foi sair do papel na gestão Greca; mais recentemente a criação da linha do Ligeirinho Tatuquara / Centro, reivindicação antiga da comunidade.
O Bairro Novo da Caximba também é um grande empreendimento que mudará para sempre a realidade dos moradores do bairro; a Pirâmide Solar do Caximba, que representa a preocupação com as questões ambientais; além da ampliação e reforma na Escola Municipal Joana Raksa.
Na área de Segurança Alimentar e Nutricional, temos o Restaurante Popular, cujas obras estão à todo vapor; os Armazéns da Família, a criação da Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco.
Podemos citar também a abertura de novas creches, como o CMEI Sueli Seixas e o CMEI Jornalista Isabel Pimentel;
Revitalizações de praças, áreas de lazer, pistas de skate, pontes e da capela mortuária; o programa de castração animal gratuito que acontece em todas as regionais; reformas das Unidades de Saúde e Clínicas Odontológicas da Região; a entrega de apartamentos da Cohab; Aulas gratuitas pelo programa Curitiba em Movimento.
Sem contar os cursos de capacitação gratuitos, obras no trânsito, como ciclovias, rotatórias, sinalizações, lombadas…
Tudo o que citamos são fatos, são obras que foram realizadas e beneficiaram a nossa região.
Agora que entendemos um pouco dessa preferência do eleitor na região sul, vamos refletir.
Existem pontos cruciais e é preciso avaliar profundamente o que está em jogo. Uma questão importante é a do transporte coletivo.
Vai aumentar para quem mora longe? Vai diminuir para curtas distâncias?
Outra é sobre o conhecimento do orçamento da capital para fazer promessas que possam ser cumpridas.
Se um candidato não sabe o quanto tem para gastar, como pode fazer promessas de fazer isso ou aquilo sem ultrapassar o orçamento?
Trata-se de responsabilidade fiscal e isso compromete as contas e pode quebrar a cidade, causando caos, suspensão de pagamentos e prejudicando prestações de serviços essenciais para a população.
Esse tipo de situação já aconteceu em outros municípios do país, mas nunca em Curitiba.
Enfim… temos a chance de mudar, e mudar pode ser bom.
Talvez nunca mais vejamos a nossa Curitiba como sempre foi.
Às vezes, mudar também pode ser ruim.
Agora, cabe à você, eleitor e eleitora, avaliar, refletir sobre as propostas, no que elas impactam no seu dia a dia. Assista aos debates e tire suas próprias conclusões.
Deixe de lado as opiniões que não fazem diferença prática, e preste atenção nas mudanças reais que já aconteceram e as que irão acontecer, caso um ou outro seja eleito.
As decisões de um(a) prefeito(a) impactam muito mais na nossa vida do que a de um presidente.
Então, neste dia 27, vote com consciência.
Um mês abençoado a todos (as)!
- Implantação da Nova Linha de Ônibus faz ligação Hauer/C. Raso
- Trincheiras no Xaxim: Uma Nova Era para o Trânsito na Região
- Estação-Tubo da Vila São Pedro volta a funcionar
- Dona Zenaide: Moradora da Vila São Pedro completa 100 anos de vida e memórias
- Rede de Proteção Animal vacina 80 pets no Tatuquara