Para garantir que tudo ocorra bem nestas eleições e que você consiga votar com tranquilidade, algumas questões devem ser levadas em conta, como os horários, local de votação, documentos necessários, a famosa colinha, entre outros. Continue a leitura para entender todas estas questões.
Dia e horário da votação
A atenção do eleitor deve estar primeiramente no horário em que a votação estará aberta, das 8h às 17h desse domingo, dia 02 de outubro. É importante não deixar para a última hora, pois podem haver filas, além do risco de chegar atrasado.
Onde devo ir votar?
Caso tenha alguma dúvida, é possível consultar o local de votação pelo aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, o e-Título, que pode ser baixado nas plataformas IOS e Android. Esse aplicativo também emite o seu título de eleitor digital, mas pode ser baixado somente até sábado, dia 01 de outubro.
Também é possível verificar o local da votação pelo Portal do TSE, colocando alguns dados pessoais, como CPF, nome completo e data de nascimento, no item “Onde Votar” do Autoatendimento do Eleitor.
Outra forma é através do Tira-Dúvidas do Tribunal no WhatsApp. Você precisa enviar um “Oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar no linkhttps://wa.me/556196371078.
A consulta é feita da seguinte forma: no menu principal, clique em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos”. Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, escolha a opção “Local de votação”. A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.
Quais documentos preciso levar?
Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação
oficial com foto.
A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Então, antes de sair de casa, veja se você está levando um dos documentos aceitos.
São eles: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.
Também é possível votar somente com a versão digital do título, obtida no e-Título. O título de eleitor digital substitui o título de papel, desde que esteja atualizado e com foto. Então, não perca tempo e baixe agora em seu celular. Entre as funcionalidades do aplicativo estão a verificação do local da votação, conforme já explicado acima, justificar a ausência, entre outras.
Se quiser se prevenir, leve um documento com foto, para caso de alguma pane no aplicativo.
Ônibus gratuito no dia da eleição
A Prefeitura Municipal de Curitiba decidiu liberar a passagem para toda a população no dia do pleito, a fim de possibilitar o voto de todos, sem exceção. Portanto, mesmo que o local de votação seja longe de sua residência, os ônibus da cidade estarão em circulação de forma gratuita para facilitar este acesso.
Leve a sua “colinha”
Para não ter nenhum problema de esquecer os números dos candidatos, já que são cinco cargos nesta eleição, leve anotado o número de cada um, de preferência na ordem correta, conforme explicado abaixo.
Caso prefira, você ainda pode baixar e imprimir a “colinha” no site do TSE: https://www.justicaeleitoral.jus.br/cola-eleitoral-eleicoes-2022/assets/img/colaeleitoral2022.pdf
Como será a votação e a ordem dos cargos?
Já na cabine, primeiro você precisa preencher o cargo de deputado federal, digitando quatro dígitos na urna. Verifique se o candidato aparece na tela e aperte “CONFIRMA”. Em seguida, escolha seu candidato a deputado estadual (com cinco dígitos); logo após, é o voto para senador (com três dígitos), seguido de governador (dois dígitos) e, por último, para presidente da República (com dois dígitos).
O site do TSE também possui um Simulador de Votação, caso o eleitor tenha dúvidas e deseje simular a sua votação para entender como será voto.
Clique para acessar o Simulador: https://www.tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao/
Importante: Dentro da cabine de votação não é mais permitido levar o celular, que deve ser desligado, nem nenhum dispositivo de foto ou gravação, a fim de garantir o sigilo do voto. Também está proibido o porte de armas no dia da eleição.
Para mais informações sobre as eleições, acesse o site do TSE: https://www.tse.jus.br/
- Prefeito Eduardo Pimentel concede primeiras entrevistas à imprensa nacional
- Você conhece alguma instituição em atividade na região que precisa de divulgação?
- Regionais Boqueirão e Pinheirinho no caminho de relevantes avanços
- Prefeito Eduardo Pimentel define administrações regionais
- Novo prefeito, novos vereadores: boa hora para acompanhar tudo de perto