Um dos destaques do mês de abril no bairro Campo de Santana sem dúvidas foi a Semana Santa, evento muito esperado que termina na Páscoa.
No Dia 10 de abril, Domingo de Ramos, foi realizada a Bênção dos Ramos, com Procissão às 8 horas, saindo da Praça do Dom Bosco, na rua Angelo Tozim, 100, indo até a Paróquia Sant’Ana, onde foi realizada a Missa pelo pároco José Carlos.
Esta data é especialmente importante porque remete ao dia em que Jesus entrou em Jerusalém, montado em um jumento, e foi aclamado como um verdadeiro Rei pelo povo, que o recebeu com muita festa e o aguardou com as mãos para cima balançando ramos de palmeiras para lhe reverenciar.
No dia 11 de abril, na Comunidade Santo Agostinho, houve a Meditação das 7 Dores de Nossa Senhora, onde os momentos de sofrimento de Maria foram encenados, emocionando os presentes.
No dia 14 de abril, Quinta-feira Santa, começou a festa mais importante para os cristãos, com a celebração do Tríduo Pascal, os três dias que antecedem a ressurreição de Cristo.
A Missa de Santa Ceia do Senhor foi realizada em todas as comunidades da Paróquia, com o tradicional lava-pés, representando o dia em que Jesus participou da ceia com seus apóstolos e depois lavou os pés de cada um, como prova de humildade e servidão.
Jesus deixou o exemplo de que devemos sempre servir uns aos outros, sem distinção.
Também foi nesta ocasião em que Jesus instituiu a eucaristia e o mandamento do amor: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado”.
Na Sexta-feira Santa, dia 15 de abril, houve programação em todas as comunidades pertencentes à Paróquia Sant’Ana.
A Via Sacra representa o sofrimento de Jesus desde seu julgamento por Pilatos, onde foi condenado à morte por crucificação, até o momento de sua execução no monte Calvário.
A procissão do Senhor Morto teve início às 18 horas, saiu da Comunidade São Francisco e foi até a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde os fiéis percorreram várias ruas do bairro transportando as imagens de Nosso Senhor Morto e nossa Senhora das Dores, à luz das tochas e velas.
A Via Sacra tem 14 estações, cada uma representa um fato no calvário de Jesus, levando os fiéis à meditação profunda e oração.
As estações são as seguintes:
- Jesus é condenado à morte;
- Jesus carrega a cruz às costas;
- Jesus cai pela primeira vez;
- Jesus encontra a Sua Mãe;
- Simão de Cirene ajuda Jesus;
- Verônica limpa a face de Jesus;
- Jesus cai pela segunda vez;
- Jesus encontra as mulheres de Jerusalém;
- Jesus cai pela terceira vez;
- Jesus é despojado de Suas vestes;
- Jesus é pregado na cruz;
- Jesus morre na cruz;
- Jesus é descido da cruz;
- Jesus é sepultado.
No Sábado Santo, dia 16 de abril, houve a vigília Pascal, dia dividido entre a dor pela morte de Jesus e a alegria da sua ressurreição, também chamado de Sábado de Aleluia.
No domingo de Páscoa, dia 17 de abril, houve Missa às 8h30 e às 19h. E é neste dia que se comemora o milagre da ressurreição de Jesus Cristo, com a mensagem de que a morte não existe, mas sim a vida eterna.
- Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia receberão novos Párocos
- Apresentações natalinas são sucesso na região
- Lixo em área de bosque no Moradias Santana preocupa moradores
- Novos ônibus são entregues pela Prefeitura no Tatuquara
- Aniversário Regional Tatuquara: 9 anos de funcionamento