Além da participação pelo site, de forma digital, você pode dar a sua contribuição de forma impressa em todas as regionais da cidade e na Câmara dos Vereadores de Curitiba.
Todo cidadão pode manifestar quais devem ser as prioridades para a administração pública no ano que vem. Faça valer seu direito de optar! Participe você também!
https://www.curitiba.pr.leg.br/atividade-parlamentar/ciclo-orcamentario/loa-2023/consulta-publica
Agora sob análise da Câmara Municipal de Curitiba, a LOA 2023 pode ser reescrita se os vereadores julgarem apropriado corrigir aspectos da proposta da prefeitura, e é aí que a população entra.
A previsão é de inéditos R$ 10,2 bilhões para a cidade gastar no ano que vem. Em cédula impressa, a participação estará disponível nas Ruas da Cidadania e nas entradas da CMC. A participação por cédula impressa vai até dia 21 de outubro.
O Executivo já fez uma rodada de sugestões, selecionando 100 ações que foram incluídas na LOA 2023, mas a diferença é que, além de ser a última oportunidade para contemplar aquilo que ainda não entrou no planejamento da capital, agora as sugestões serão analisadas pelos vereadores, que têm a palavra final sobre o orçamento da cidade.
Para facilitar o acompanhamento da população, a CMC reuniu todas as informações relativas à LOA 2023 em um portal na internet, em que constam o cronograma de tramitação, o formulário eletrônico da consulta pública, as explicações sobre o ciclo orçamentário (PPA, LDO e LOA) e o acesso aos documentos relacionados ao projeto da principal lei orçamentária da cidade.
É a LOA que determina a relação de metas físicas que a Prefeitura de Curitiba cumprirá no ano que vem.
Ao clicar no link do formulário (participe aqui), existem duas etapas de identificação.
Na primeira, você confirma o seu e-mail e os termos de privacidade da Consulta Pública da LDO 2023; na segunda, indica nome, faixa etária, gênero e bairro onde reside.
Superada essa etapa, o cidadão é convidado a escolher três prioridades para Curitiba, em uma lista com dez opções. Contudo, a ideia não é marcar as três de uma só vez, pois o formulário permite ao participante detalhar as mudanças que deseja ver na cidade.
Todas as respostas serão contabilizadas pela equipe técnica da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização para a elaboração de um relatório que será distribuído aos vereadores e divulgado, em plenário, durante uma audiência pública convocada especialmente para esse fim.
A previsão é que o resultado seja tornado público no dia 1º de novembro.
Na mesma audiência, a Prefeitura de Curitiba estará presente, expondo os principais dados da LOA 2023 e respondendo a perguntas dos parlamentares e da população.
A votação em plenário está prevista para os dias 6 e 7 de dezembro. Participe!!!
- Prefeito Eduardo Pimentel concede primeiras entrevistas à imprensa nacional
- Curitiba tem novos casos de dengue e Prefeitura reage
- Em seu primeiro ato, Prefeito Eduardo Pimentel decreta meia tarifa aos domingos e feriados
- Prefeito Eduardo Pimentel define administrações regionais
- Cuidados com a dengue devem ser redobrados com o calor