Neste Natal de 2020 as famílias estão se organizando em pequenos grupos.
Foi um ano atípico e devido à pandemia é necessário evitar aglomerações.
O ideal é passar em casa, com as pessoas do núcleo familiar, porém, algumas pessoas não vão abrir mão de ver a família, principalmente os parentes mais próximos.
Para isso, é melhor seguir alguns protocolos, tal como o isolamento social, pelo menos 10 dias antes do encontro, e, durante a ceia, deixar o ambiente bem arejado, além de manter o distanciamento entre as pessoas.
Na hora de comer
Segundo a nutricionista Thatielly Schwarzbach, devemos evitar que os alimentos sejam compartilhados.
“A melhor opção como entrada não é oferecer petiscos que seriam pegos com as mãos por todos os convidados. Cabe usar a criatividade e, quem sabe, fazer algo que fique em um potinho para cada pessoa, um espetinho de queijo, tomate, cereja, ou até palitinhos com pepino, azeitona e ovo de codorna. Lembrando sempre, que a pessoa que vai manipular os alimentos deverá estar com as mãos sempre muito bem higienizadas, bem como os alimentos que necessitem de sanitização, como verduras, legumes e frutas deverão ser bem limpos. Não podemos esquecer dos utensílios que estarão nas preparações que devem ter os cuidados corretos de higienização, lavando com água e sabão”, orienta.
Dicas saborosas
Thatielly também dá dicas preciosas para economizar, pois de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), houve um aumento significativo nos preços dos itens da tradicional “Ceia de Natal”.
Produtos como azeite, vinho, bacalhau, arroz, carne suína e de aves sofreram um aumento acumulado de 15% nos últimos 12 meses.
“No prato principal, indicaria sobrecoxa desossada ao forno (é individual e fica prático o porcionamento), ou carne suína bem assada, já cortada. Sirva legumes coloridos e cozidos com temperos aromáticos, arroz temperado ou um prato de massa – por exemplo, canelone, rondelle (que também facilita a divisão da porção). Para finalizar, frutas da época, que são sempre muito refrescantes, aliviam o nosso bolso e ajudam a nossa imunidade”.