No domingo, dia 02 de outubro, é o primeiro turno das eleições para cinco cargos em nosso país. Sendo assim, natural que alguns eleitores não tenham algum candidato de sua preferência em algum desses cargos, ou mesmo não deseje votar em ninguém. Para fazer isso, existem duas formas: votar nulo ou branco.
Primeiro vamos entender o que isso significa:
Voto em branco é quando o eleitor aperta a telha “BRANCO” na urna eletrônica para os cargos que não deseje votar e em seguida confirma este voto apertando a tecla “CONFIRMA”. Neste caso, simplesmente o voto é considerado inválido, ou seja, não vai para nenhum candidato.
O voto nulo acontece quando o eleitor coloca um número errado na urna, que não é de nenhum candidato, e aperta a telha “CONFIRMA”. Neste caso, o voto também é invalidado. MAS, ATENÇÃO: se ao digitar um número aleatório acabar aparecendo algum candidato, o eleitor precisa apertar a tecla vermelha “CORRIGIR” e digitar outro número qualquer, até que não apareça nenhum candidato, caso contrário, o candidato que aparecer vai receber o voto.
Na prática, votar nulo ou branco tem a mesma consequência, ou seja, o voto não vai para ninguém, não será contabilizado para nenhum candidato. A diferença é apenas a forma como o eleitor quer fazer isso.
Os votos válidos são todos os votos em candidatos ou em siglas de partidos. Estes sim são contabilizados para determinar o resultado da eleição.
E se mais da metade da população (50%) votar branco ou nulo, isso invalida a eleição?
NÃO. O candidato que receber a maior parte dos votos válidos será eleito, independentemente da quantidade de pessoas que decidiram anular seu voto.
O candidato que receber 50% dos votos mais um no primeiro turno será eleito. Caso não alcance essa quantidade, o pleito vai para segundo turno.
- Prefeito Eduardo Pimentel concede primeiras entrevistas à imprensa nacional
- Você conhece alguma instituição em atividade na região que precisa de divulgação?
- Regionais Boqueirão e Pinheirinho no caminho de relevantes avanços
- Prefeito Eduardo Pimentel define administrações regionais
- Novo prefeito, novos vereadores: boa hora para acompanhar tudo de perto