Olá, amigos e amigas.
Neste editorial quero conversar um pouco com vocês sobre a nossa cidade, pontos fracos e pontos fortes da nossa aniversariante mais do que especial do mês de março.
Nasci e cresci na região sul, periferia de Curitiba. Quando era criança, sempre ouvia que a cidade acabava no bairro Portão, apesar de eu morar no bairro do Xaxim.
Minha mãe sempre dizia “Se arruma, põe uma roupa bonita, porque hoje nós vamos pra cidade”, o que significava que pegaríamos o ônibus Vila São Pedro, hoje Vila Rex, e depois de pouco mais de uma hora estaríamos no Centro da cidade.
Geralmente isso acontecia quando precisava ir a um médico, banco, ou alguma loja em específico.
Na juventude, trabalhei no Centro como office boy, profissão comum para os adolescentes da periferia começarem no mercado de trabalho.
Foi durante estes anos que pude conhecer um pouco da Curitiba dos cartões postais. E me apaixonei.
A Curitiba do Centro, das Mercês, do São Francisco, enfim, da região central, nunca foi a mesma vivida pelos curitibanos moradores do Xaxim, do Tatuquara, do Sítio Cercado, do Caximba, do CIC, do Campo de Santana, Boqueirão, Umbará etc.
De lá para cá, nos sentimos mais incluídos nesta cidade. Nem preciso dizer que a infraestrutura é o principal motivo.
Nossa região está evoluindo bastante nos últimos anos. Isso se deve, em primeiro lugar, a melhoria nas condições de vida dos trabalhadores, que persistentemente acordam com o propósito de melhorar suas vidas através do seu suor.
Aquelas casinhas pequenas que nos anos 80 e 90 preenchiam a paisagem, hoje já são maiores, muitas viraram sobrados, comércios, ou seja, houve evolução.
É claro que os bairros onde a expansão populacional foi mais recente, como no Campo de Santana, no Umbará, no Ganchinho, no Caximba etc, ainda estão nesta fase inicial, mas é nítida a vontade de crescer, de melhorar.
Além da vontade própria, existe uma força muito maior, que é também responsável pela evolução da região sul. As políticas públicas estão mais voltadas para estas áreas nos últimos anos.
Puxando novamente na lembrança, políticos só eram vistos antigamente perambulando pela periferia em época de eleição. Alguns ainda pensam assim e só saem de seus escritórios nesta época, com o propósito nítido de iludir a população.
Mas a consciência política também floresceu na região sul. Muitos moradores já conseguem diferenciar os políticos que realmente estão presentes, destes ausentes, que fingem trabalhar pelo povo.
O fato é que a gestão municipal, apesar de ainda ter muitos problemas, está mais preocupada em trazer melhorias para a nossa região.
Nos últimos 19 anos, desde que fundei o Jornal Caderno do Bairro, quem me acompanha sabe que sempre lutei para o desenvolvimento do nosso bairro. E é notório que a prefeitura está olhando mais para alguns bairros que antes estavam largados à própria sorte.
A postura da gestão vem mudando e obras importantes como pavimentação, instalação de equipamentos públicos em geral, como creches, escolas, unidades de saúde, áreas de lazer, parques, o transporte coletivo entre outros, vem melhorando.
É importante ressaltar que muitos problemas ainda estão sem solução, mas com boa vontade e atenção, o futuro dos nossos bairros, ainda tão separados da Curitiba dos cartões postais, é promissor.
Vários instrumentos criados para facilitar o diálogo entre a prefeitura e a população também são responsáveis por essas melhorias. A primeira fase do Fala Curitiba está terminando, mas ainda tem a segunda e a terceira etapa.
Quanto mais a população participar, maiores as chances de obras transformadoras acontecerem por aqui. Então, vamos lá! Participem! Votem! Mostrem o que é importante para nós!
Sinto muito orgulho da nossa cidade e da evolução dela nestes 329 anos. Dentro disso, o Jornal Caderno do Bairro também está com um projeto especial, ainda em segredo, mas que certamente irá integrar ainda mais os curitibanos com a sua cidade. Em breve, mais revelações…
Continuem acompanhando nosso trabalho e prestigiem o comércio local.
Lembrem-se de que um comércio forte ajuda o bairro a se desenvolver, atrai novos investimentos, valoriza a região, gera empregos e renda, chama a atenção do poder público e promove a evolução como um todo.
Quando você compra no bairro, dos pequenos comerciantes, está fazendo com que o dinheiro circule aqui e retorne para você através da melhora da qualidade de vida de toda a comunidade.
Um ótimo mês a todos e mais uma vez parabenizamos nossa cidade querida e os curitibanos que fazem ela ser o que é.
Você também acha que a região sul vem evoluindo nos últimos anos? Comente aqui em baixo!
- Verdade em Perigo: A Necessidade de Responsabilidade na Era das Redes Sociais
- Neste Natal, um brinde à esperança!
- Jornal comemora 17 anos de circulação na região do Campo de Santana, Caximba e Tatuquara
- Renovação das Lutas Sociais na região do Xaxim: Um Chamado para debater novas conquistas
- Editorial – Xaxim, Pinheirinho e Boqueirão – Outubro 2024
![](https://portalcaderno.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Castro-Odontologia-193.jpg)
a