Projeto Despertar Para a Autonomia está na segunda edição e oferece capacitação para moradores do Tatuquara e Araucária
Atuar em comunidades com vulnerabilidade social não se resume a oferecer possibilidades de melhoria imediatas, é preciso agir pensando no futuro.
Com essa mentalidade, o Projeto Despertar Para a Autonomia, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, inicia sua segunda fase de atuação na região do Tatuquara, em Curitiba (PR), e em Araucária, na Região Metropolitana da capital.
O projeto é realizado pela Associação Vovô Vitorino e oferece cursos de capacitação profissional para moradores locais. Em sua primeira edição, a iniciativa já formou 520 pessoas e a expectativa é que nos próximos três anos, mais 1500 concluam as formações.
Já foram oferecidos 13 cursos para 57 turmas e agora as oportunidades foram ampliadas, com novas capacitações.
Um dos mais concorridos é o de Gastronomia, que possui diferentes edições para que a população se especialize em áreas como bolos e tortas, doces de páscoa, pães e massas.

Estavam previstas nove turmas entre 2021 e 2023, mas a procura foi grande e o projeto conseguiu formar 22 turmas.
Um dos formados é Anderson José Fogaço, de 42 anos.
Sendo o único homem a realizar o curso em Araucária em 2023, o operador de CNC e empilhadeirista fez a especialização em panificação.
“Eu sempre gostei de cozinhar e preparar massas, mas a conclusão do curso me despertou uma confiança na cozinha. Eu aprendi muito e até fiz algumas encomendas”, conta.

Quem ganhou uma nova profissão, e até abriu um negócio após a realização do curso, foi o barbeiro Lucas Nascimento de Souza.
“Eu trabalhava em uma empresa como operador de máquina, mas eu via na internet bastante vídeo de crianças com espectro autista e a dificuldade na hora de cortar o cabelo delas. Quando eu vi a oportunidade, surgiu a vontade de fazer o curso e auxiliar. Me formei e estou na área desde então. Ele realmente despertou a minha autonomia”.
Capacitações exclusivas para mulheres
Possibilitar a autonomia de quem realiza os cursos é a principal meta do programa, junto à possibilidade de geração de renda e desenvolvimento profissional e pessoal.
Outro curso de destaque durante o Despertar Para a Autonomia, e que possibilitou que mais de 40 mulheres se tornassem líderes de suas próprias histórias, é o de Pequenos Reparos, exclusivo para mulheres e chamado, carinhosamente, de Mulheres à Obra.

A área da construção civil é majoritariamente masculina, mas contrariando os números duas vezes, Aline Domingues Militão, de 38 anos, realizou o curso de Pequenos Reparos em 2022 e dois anos depois se inscreveu no de Operador de Empilhadeira, outra profissão repleta por homens.
“O primeiro curso foi essencial para minha vida, pois passei por um divórcio e tudo era meu ex-marido que fazia em casa, mas com o curso eu ganhei autonomia e aprendi a fazer vários reparos em casa, algo que sem ele, eu não teria coragem nem mesmo em tentar a aprender a como fazer”.

Participar da capacitação trouxe também uma dose de autoestima e confiança para Aline.
“Foi por meio do Projeto que pude me valorizar e ver o quando sou capaz e importante da vida das pessoas, basta querer e aprender que o universo ajuda. Sou grata por terem transformado a minha vida, só tenho a agradecer a Deus e a vida de todas as pessoas envolvidas, pois eu fui salva e despertei para vida”, afirma.
Desenvolvimento da comunidade
A Associação Vovô Vitorino, realizadora do Despertar Para a Autonomia, foi fundada em 1992 e desde então atua na proteção a infância, mas também apoia o desenvolvimento da comunidade do Tatuquara e região em todas as áreas, seja na assistência social, na educação, na implementação de projetos que visam a sustentabilidade ambiental e até no fortalecimento de vínculos.
Anualmente, a organização realiza um prêmio, o Troféu Vitorino Xavier, que reconhece iniciativas e líderes que trouxeram benfeitorias para suas comunidades.
“Nossa atuação é essencial para transformar a comunidade, promovendo inclusão, dignidade e novas oportunidades. Os projetos enfrentam a vulnerabilidade social, fortalecem vínculos comunitários e oferecem suporte educacional e profissional para crianças, jovens e adultos. Além de preencher lacunas deixadas pelo poder público, a instituição contribui para a autonomia financeira e a quebra do ciclo da pobreza, sendo um agente ativo na construção de um futuro mais justo e promissor”, destaca a coordenadora administrativa da Associação, Amanda Santana.

A iniciativa “Reciclar é Viver” é um dos projetos realizados pela Associação e que busca a conscientização ambiental por meio da reciclagem.
O projeto consiste em realizar a troca de materiais recicláveis por alimentos não perecíveis, além das oficinas realizadas junto, que ensinam sobre a separação correta dos materiais, preservação do meio ambiente e outros temas sociais.
Os encontros são feitos em dias diferentes todos os meses e os alimentos ficam na kombi do projeto, que passa por 13 comunidades de Curitiba e atende cerca de 25 famílias.
Em 2024, mais de 577 kg de materiais foram retirados das ruas e trocados por alimentos. O impacto fez com que em 2009, a iniciativa recebesse o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, e em 2012, o Troféu Zilda Arns, na categoria meio ambiente.
O Grupo de Fortalecimento de Vínculos é outro projeto da Associação e que funciona desde 2004, atendendo crianças de sete a 13 anos no contraturno escolar.
Hoje, cerca de 100 crianças frequentam a instituição três vezes por semana e participam de oficinas de esporte e lazer, aulas de inglês e são preparadas para atuar em sociedade.
A Associação ainda promove um Bazar todos os meses, apoiando a economia solidária e circular, possibilitando que roupas que não têm mais uso para algumas pessoas tenham um novo destino.
O Despertar Para a Autonomia é feito em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e realizado na sede da Associação, mas também acontece em parceria com outras organizações, uma vez que é realizado em outros bairros e cidades.

Apesar de ser a segunda edição do projeto, a parceria entre a Associação e a empresa é antiga. Desde 2009, outras ações são realizadas com o patrocínio, como o “Maximizando a qualidade de vida” que ofertou cursos de informática, inglês, criação de currículo, entre outros.
Entre 2014 e 2016, a Associação realizou o “Interação Jovem”, focado em oficinas socioculturais para crianças e adolescentes, e dois anos depois a edição 2.0, que incluiu jovens e adultos.
Para mais informações, acesse https://www.instagram.com/despertarparaautonomia/
Sabrina Fernandes
Assessoria Vovô Vitorino
- Unidades de Saúde do Tatuquara, Campo de Santana e Caximba tem vacina da Dengue para adolescentes de 10 a 14 anos
- UPA Tatuquara completa 8 anos de funcionamento
- 8ª edição do Troféu Vitorino Xavier premia organização com foco no esporte
- Projeto social já profissionalizou mais de 520 pessoas na capital e Região Metropolitana
- Pix Farma Tatuquara: Sua Saúde em Boas Mãos, com Economia de Verdade